Educação à distância.
Podemos
afirmar que começou ela começou por meio de cursos em forma de
correspondências, que eram os guias impressos, mais tarde foram os telecursos,
por meio da tv e hoje com o avanço das novas tecnologias a ferramenta mais
importante é a internet. Conforme Moran (2011 s/p.)
‘’É
ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos,
fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias,
principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados
o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e
tecnologias semelhantes.’’
Um modelo educacional que
vem se adaptando e trazendo melhorias em relação ao estudo seja este um curso
ou uma graduação. Privilegiando muitas pessoas que antes não poderiam ter
acesso a educação, seja por não possuir um espaço físico ou a falta de tempo de
ficarem todos os dias em uma sala.
Hoje em dia a Educação a
distância é bem vista pela sociedade, muito diferente de anos anteriores, que
julgavam as pessoas como se fossem preguiçosas, ou não possuíssem uma
capacidade para intelectual para um curso presencial. Seus aspectos positivos
são:
- A flexibilidade.
- A Inclusão.
- Menor custo.
- A busca do conhecimento
pelo aluno.
Já seus aspectos negativos
são:
- A falta de interação entre
alunos.
- O aluno tem que saber usar
o computador.
- A falta de acesso á internet.
“Com
relação aos alunos do ensino fundamental e médio, é preciso que.
Aprendam a valorizar o conhecimento, os bens
culturais, o trabalho e a ter.
Acesso a eles autonomamente; a selecionar o
que é relevante, investigar,
Questionar e pesquisar; a construir
hipóteses, compreender, raciocinar.
logicamente; a comparar, estabelecer
relações, inferir e generalizar; a.
Adquirir confiança na própria capacidade de
pensar e encontrar soluções.
(PDC/MEC,
2000, p.13). ’’
Os alunos são avaliados
constantemente através de trabalhos e avaliações para ver se objetivo foi
alcançado. Sendo utilizados vários modelos pedagógicos para o aprendizado
incluindo Piaget, Vygotsky, Froebel entre outros grandes que influenciaram na
educação. O professor tem que estar em constante atualização na EAD, buscando
inovações para seus alunos.
As politicas existentes em
relação à EAD no Brasil ela teve início em 1996 com as leis de diretrizes e
base da educação nacional.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO.
FILHO,GUILHERME.P.L:
Educação a distância: Noções conceituais e a formação docente. Disponível em:
http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no3/Guilherme_ArtigoEaD.pdf > Acesso em 31
de Agosto de 2016.
LEMGRUBER,
Márcio.s: Educação a distância : Para além dos caixas eletrônicos. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/marciolemgruber.pdf.
Acesso em 31 de Agosto de 2016.
BEHAR, Patricia Alejandra:
Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: Pressupostos teóricos para a
construção de objetos de aprendizagem. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/4bPatricia.pdf> Acesso em 31
de Agosto de 2016.
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