sábado, 19 de novembro de 2016

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação à distância.
Podemos afirmar que começou ela começou por meio de cursos em forma de correspondências, que eram os guias impressos, mais tarde foram os telecursos, por meio da tv e hoje com o avanço das novas tecnologias a ferramenta mais importante é a internet. Conforme Moran (2011 s/p.)

‘’É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.’’
Um modelo educacional que vem se adaptando e trazendo melhorias em relação ao estudo seja este um curso ou uma graduação. Privilegiando muitas pessoas que antes não poderiam ter acesso a educação, seja por não possuir um espaço físico ou a falta de tempo de ficarem todos os dias em uma sala.
Hoje em dia a Educação a distância é bem vista pela sociedade, muito diferente de anos anteriores, que julgavam as pessoas como se fossem preguiçosas, ou não possuíssem uma capacidade para intelectual para um curso presencial. Seus aspectos positivos são:
- A flexibilidade.
- A Inclusão.
- Menor custo.
- A busca do conhecimento pelo aluno.
Já seus aspectos negativos são:
- A falta de interação entre alunos.
- O aluno tem que saber usar o computador.
 - A falta de acesso á internet.
 “Com relação aos alunos do ensino fundamental e médio, é preciso que.
Aprendam a valorizar o conhecimento, os bens culturais, o trabalho e a ter.
Acesso a eles autonomamente; a selecionar o que é relevante, investigar,
Questionar e pesquisar; a construir hipóteses, compreender, raciocinar.
logicamente; a comparar, estabelecer relações, inferir e generalizar; a.
Adquirir confiança na própria capacidade de pensar e encontrar soluções.
(PDC/MEC, 2000, p.13). ’’
Os alunos são avaliados constantemente através de trabalhos e avaliações para ver se objetivo foi alcançado. Sendo utilizados vários modelos pedagógicos para o aprendizado incluindo Piaget, Vygotsky, Froebel entre outros grandes que influenciaram na educação. O professor tem que estar em constante atualização na EAD, buscando inovações para seus alunos.


As politicas existentes em relação à EAD no Brasil ela teve início em 1996 com as leis de diretrizes e base da educação nacional.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO.
FILHO,GUILHERME.P.L: Educação a distância: Noções conceituais e a formação docente. Disponível em: http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no3/Guilherme_ArtigoEaD.pdf >  Acesso em 31 de Agosto de 2016.
LEMGRUBER, Márcio.s: Educação a distância : Para além dos caixas eletrônicos. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/marciolemgruber.pdf. Acesso em 31 de Agosto de 2016.

BEHAR, Patricia Alejandra: Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: Pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/4bPatricia.pdf>  Acesso em 31 de Agosto de 2016.

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